terça-feira, 17 de junho de 2014


I Solenidade de Corpus Christi no Quartel General da Imaculada


Com profunda gratidão a Deus Nosso Senhor, à Virgem Imaculada, nossa Comandante e a São Maximiliano, exímio soldado da Imaculada, queremos convidar você, católico romano, para adorar e louvar N.S.J.C. realmente presente no Ssmo. Sacramento do Altar e segui-lo em procissão, conforme ele mesmo mandou (veja a história de S. Juliana). Sobretudo, os Católicos do Distrito Federal, Entorno de Brasília e sobretudo, fiéis do Novo Gama e adjacências.

Horário:
15h30 - Santo Terço
16h00 - Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi
17h30 - Solene Procissão Eucarística, com o SSmo. sob o pálio, com parada nos 4 altares.

Onde:
Capela da Grande Promessa do Sagrado Coração de Jesus
QG da Imaculada
Novo Gama-Go ( Entrada pela BR-040, a altura do Sucupira móveis, vide mapa)





        Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo


Não tem como falar dessa solenidade do Senhor no Tempo Comum, sem referir-se á uma figura feminina pouco conhecida até entre os católicos mais fervorosos , que é S. Juliana de Mont-Cornillon.


Nasceu ela entre 1191-1192 nos arredores de Liége, Bélgica. Orfã, foi entregue aos cuidados das monjas agostinianas do convento-leprosário de Mont-Cornillon. Ali, foi educada por Me. Sapienza e aos 16 anos, já ela mesma monja professa das monjas agostinianas, começa a ter visões que irão perdurar por um tempo. A principal delas, N. Senhor mostra-lhe uma Lua, simbolizando a vida litúrgica da S. Igreja, com uma faixa escura que a atravessava, dizendo que era a ausência de uma festa em honra á Sua Real Presença no Ssmo. Sacramento. Após um tempo, a nossa santa confidenciou a duas outras amigas essa revelação: a reclusa beata Eva e a Irmã Isabella, formando assim uma espécie de "aliança espiritual", a qual associariam também um sacerdote, o cônego Giovani di Losanna. 



Por fim, receberam o apoio do bispo de Liége, Robert di Thourotte. Mas Deus sempre coloca á prova os seus servos e S. Juliana se viu perseguida por suas co-irmãs e alguns eclesiásticos , o que a fez peregrinar durante 10 anos, 1248-1258, por vários mosteiros cistercienses. Ela morreu em 1258, Fosse-la-Ville.



A instituição da festa só aconteceu em 1264, sob o reinado do Papa Urbano IV que havia conhecida a santa quando era arquidiácono Liége. A bula da instituição é a famosa TRANSITURUS DE HOC MUNDO de 11 de agosto de 1264. O ofício da festa foi composto pelo grande S. Tomás.